Puberdade Precoce

A Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por mudanças no corpo com ínicio das carcteristicas sexuais, devido ao aumento da produção dos hormônios sexuais pelas gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos).
As alterações não são somente físicas, mas também psicológicas, com grandes oscilações emocionas.


 

Sinais de Puberdade
As meninas iniciam a puberdade geralmente com o aumento da velocidade de crescimento, seguida de broto mamário, e após pêlos pubianos e axilares.

Os meninos por sua vez iniciam a puberdade com aumento dos testículos, seguido de pêlos pubianos e axilares, e depois o aumento de velocidade de crescimento, alteração no timbre de voz e pêlos faciais.

Quando essas carcterísticas sexuais se iniciam muito cedo, ou seja, antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos, chamamos de Puberdade Precoce, e essa à mais comum nas meninas do que nos meninos, sendo que a maioria não apresenta causa aparente (idiopática).

Sabe-se que as meninas com baixo peso ao nascimento, obesas ou expostas a substâncias químicas que alteram os estrogênios (endocrine-disrupting) apresentam um risco de 10 a 20 vezes maior para desenvolver puberdade precoce

Na maioria das vezes na puberdade precoce a criança não apresenta este quadro clínico completo, somente alguns sinais, mas que já podem ser indicativos do início da puberdade devendo ser corretamente avaliada e se necessária instituída a terapêutica adequada.

O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame físico e exames complementares como: rx de idade óssea, exames de sangue, ultrassonografia, tomografia e ressonância. Importante salientar que tais exames devem ser solicitados de acordo com a avaliação clínica e direcionados conforme cada caso.

Classificação da Puberdade

A Puberdade Precoce pode ser dividida em Central (Verdadeira) e Periférica ( Não-verdadeira).

Na Forma Central existe por algum motivo o comando do sistema nervoso central para os ovários/testículos produzirem os hormônios sexuais. (simulando uma puberdade normal, porém no momento inapropriado)

Na Forma Periférica os ovários/testículos/adrenais por algum motivo, produzem os hormônios sexuais mesmo sem o comando do sistema nervoso central. (somente parte do complexo sistema hormonal da puberdade está ativado)

Em ambos os casos, a secreção prematura de hormônios sexuais leva à aceleração do crescimento e fechamento antecipado da cartilagem de crescimento, antecipando o estirão e podendo comprometer a estatura final.

Essa classificação é importante pois é através dela que se planeja o tratamento da Puberdade Precoce.

Como é feito o Tratamento para Puberdade Precoce?

Nos casos de puberdade precoce verdadeira o tratamento é através de bloqueio do hormônio central da puberdade (o que comanda a produção dos hormônios sexuais pelos ovarios e testiculos), e tem como finalidade a regressão e a estabilização puberal.

Esta medicação é injetável, intramuscular, a cada 3 meses, e a duração do tratamento é determinada por vários fatores, mas geralmente deve ser mantido até 12 a 13 anos de idade óssea.

Já o tratamento da puberdade precoce periférica depende muito da causa, podendo ser a retirada do fator produtor de hormônios sexuais (tumores) em alguns casos, e o uso de medicações que bloqueiem a ação desses hormônios sexuais (estrogênios / testosterona) em outros.

A Importância do tratamento da puberdade precoce se dá por vários motivos entre eles estão a melhora da altura final, pois na puberdade precoce há uma maturação óssea acelerada que geralmente leva a baixa estatura, e para evitar transtornos psicológicos e de comportamento associados a esse desenvolvimento sexual prematuro, que pode acarretar inclusive uma gravidez não planejada.